O 39º campeonato angolano sénior masculino de basquetebol arranca na terça-feira, em Luanda, com algumas inovações no modelo de competição, com realce para os play-off, etapa que passa a acolher oito equipas, o dobro das anteriores edições.

O play-off, última fase da competição, passa a ter dois turnos a disputar-se à melhor de cinco jogos e um (final) à melhor de sete, segundo o regulamento da federação angolana da modalidade a que a Angop teve acesso.

Esta etapa inicia-se com desafios na seguinte chave: 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º e 4º x 5º, seguindo-se os duelos entre o vencedor do 1º x 8º e do 4º x 5º e o vencedor do 2º x 7º com o do 3º x 6º, ambos à melhor de cinco, além da final a sete partidas, proporcionando maior número de jogos aos intervenientes na etapa crucial do campeonato.

Os vencidos jogarão para as classificativas do 5º ao 8º posto, à melhor de três.

Na fase de grupos e qualificação, na qual as cinco integrantes de cada série defrontam-se a uma volta, serão preservados os pontos conquistados e o cesto average na disputa das oito equipas para os play off, enquanto duas são automaticamente arredadas da prova.

De resto, não altera muito o figurino, visto que a fase “regular” ocorre, como nas edições transatas, com dez participantes no sistema de todos contra todos a duas voltas; seguindo-se a fase de “grupos e qualificação”, onde numa primeira instância a série A é constituída pelas seis primeiras classificadas da etapa anterior e a B pelas restantes quatro.

Neste período, as equipas entram sem qualquer ponto, à exceção do primeiro classificado que beneficia de um ponto de bonificação.

Nos respetivos grupos, os clubes jogam todos contra todos a uma volta e, finda esta etapa, o 6º classificado do A rebaixa para o grupo B, onde passa a ter o mesmo número de pontos que o então 1º classificado do B.

A partir daí, os grupos passam a ser constituídos por cinco formações cada, preservando a classificação, e entre as dez procura-se encontrar oito para os play-off. As duas que não conseguirem o apuramento deixam a primeira divisão.

Eis o cartaz da 1ª jornada:

Progresso - 1º de Agosto

Marinha – Lusíada

Interclube – ASA

Libolo – Vila Clotilde

Fica adiado o desafio Sporting de Benguela - Petro, por razões administrativas.

O 1º de Agosto é o detentor do troféu.