A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) inviabilizou quarta-feira a possibilidade do poste Yanick Moreira atuar pelo Petro de Luanda no Campeonato sénior masculino da modalidade (BIC-Basket2016).

Segundo uma nota da FAB, distribuída aos órgãos de comunicação social, a decisão baseia-se nos regulamentos de inscrição, que preveem 16 jogadores para cada equipa, tendo o clube em causa já preenchido as vagas.

Os campeões angolanos e africanos esperavam poder utilizar o poste depois da transferência do atleta Eduardo Ferreira, para o Atlético Sport Aviação (ASA), que havia atuado na prova provincial luandense pelos petrolíferos.

O período de inscrições terminou no passado dia 29 de fevereiro.

Assim, ficam goradas as hipóteses do basquetebolista representar a formação do Eixo-viário, com a qual rubricou um contrato de quatro meses. O Petro previa utiliza-lo no clássico com o eterno rival 1º de Agosto, hoje, no pavilhão da Cidadela, para a sétima jornada da segunda volta da fase regular do Bic Basket2016.

Anteriormente o internacional atuou no Rouen Metropole (França). Antes do Petro, Yannick chegou a ser apontado ao Recreativo do Libolo e também na sua equipa de formação, o 1º de Agosto.

De 2,11 metros, Yanick Moreira representou a seleção de Angola no Mundial da Espanha em 2014, tendo apontado 38 pontos no desafio diante da Austrália, estabelecendo o recorde de pontos num único encontro. Esteve também no Afrobasket2015, na Tunísia, onde Angola terminou na segunda posição. Antes de ir para a liga francesa, representou a Universidade Metodista dos Estados Unidos da América, tendo tentado acesso, sem sucesso, à NBA no ano passado.