O presidente da Federação de Basquetebol, Paulo Madeira, antevê uma ponta final do BIC Basket, que inicia sexta-feira, muito competitiva e sem vencedor antecipado.

Paulo Madeira tirou esta ilação depois de ter assistido à final da taça de Angola, sábado, no pavilhão da Cidadela, em que o Recreativo do Libolo bateu o 1º de Agosto por 79-70.

"Esta final veio precisamente dar esse cariz de competitividade que o BIC Basket está a ter", disse aos jornalistas e prosseguiu: "Porque apesar de ser uma prova paralela, a verdade é que o Libolo veio dar indicadores de que, afinal, o 1º de Agosto, apesar de estar à frente, não está completamente confortável e já com o título garantido".

Por isso, as expectativas do presidente da FAB é que sejam uns playoff com as quatro melhores equipas do campeonato a baterem-se "de igual para igual". "Que vença a melhor", disse.

Questionado sobre a importância do BIC Basket para a seleção que vai defender o título continental em Agosto, o gestor do basquetebol angolano sublinhou a preponderância desta prova na preparação. "Os nosso campeonatos são sempre o principal factor de preparação da seleção nacional. E esse nível competitivo dá algum conforto e esperança de que há condições para ter esse nivel de qualidade competitiva no Afrobasket.

Na sexta-feira inicia a fase de qualificação, que visa apurar quatro participantes nos playoffs finais.

Estão nesta etapa o 1º de Agosto, o Libolo, o Petro de Luanda, Interclube e ASA.

O Libolo é o detentor do título.