O 1º de Agosto, campeão em título, terminou a primeira volta do BAI Basket com uma expressiva vitória diante do Petro de Luanda, por 99-74, em jogo a contar para a terceira e última jornada da fase final do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol.

Depois de se terem defrontado há quase quinze dias, com duplo triunfo da equipa do Petro, na taça de Angola, esta terça-feira muito cedo o 1º de Agosto chamou a si a responsabilidade do desafio, comandando sempre o marcador.

Com a equipa da casa imparável no jogo exterior, a formação do eixo-viário não encontrava soluções e perdia excessivamente as bolas, permitindo que oponente fugisse no resultado.

Paulo Macedo teve maior sorte com aos jogadores que saíram do banco, com Hermenegildo Santos, Mário Correia e Islando Manuel bastante produtivos, ao contrário da segunda equipa petrolífera.

O 1º de Agosto acabou mesmo por vencer, por 30-21, o primeiro período, fruto de uma melhor abordagem da partida.

O período seguinte foi apenas para confirmar o bom momento que a equipa " militar" estava a viver, pois sempre que fosse ao cesto contrário marcava e ganha as faltas necessárias para dilatar ainda mais o marcador. Neste período registou-se a maior diferente pontual, de 22 pontos (46-24).

Os " tricolores " não conseguiam ganhar os ressaltados defensivos, contrariamente ao seu opositor, bastante determinante neste capítulo. O cinco do eixo -viário despertou apenas nos dois últimos minutos do final do segundo quarto, ao marcar pontos sucessivos, mais ainda assim insuficientes para sair ao intervalo em desvantagem de 55-40.

Os campeões nacionais em título voltaram a ser superiores, quer na defesa quer no ataque, e não permitiriam que o Petro se aproxima no placar, e voltaram a sair em vantagem no fim do terceiro período por 78-55.

Sem soluções para travar a equipa "militar", Adingono lançou para quadra um atleta do escalão de juniores, Joaquim Pedro, jogador de baixa estatura que granjeou a simpatia dos seus torcedores, várias vezes bastante aplaudido sempre que estivesse com a bola.

Destaque para Hermenegildo Santos, melhor macacado com 20 pontos. Nos 23 minutos em que esteve em campo, o base converteu 80 porcento dos lances livres que marcou e tentou cinco triplos, tendo acertado apenas um. O base ganhou ainda sete ressaltos dos quais cinco ofensivos e dois defensivos.

Marcha do marcador:
1º período 30-21
2º- período 55-40
3º período 78-55
4º período 99-74