O extremo base norte-americano do 1º de Agosto Cedric Isom, em recuperação após lesão no tendão, fica definitivamente fora do Bic Basket, cuja fase de apuramento aos playoff inicia sexta-feira, confirmou fonte do clube.

Esta informação foi prestada pelo treinador dos rubro-negros, Paulo Macedo, em declarações hoje à Rádio 5, em Luanda. Assim, esfumam-se as esperanças dos adeptos do Rio-Seco verem desfilar o "camisola 12", que se destacou nas últimas conquistas do clube no país e no continente, mas uma lesão no pé esquerdo mantém-no fora dos campos desde a época passada.

Ingressado no plantel "militar" em 2012, transferido do arqui-rival Petro de Luanda, este extremo-base é um dos jogadores mais influentes do actual plantel do 1º de Agosto, depois do abandono sucessivo do base Miguel Lutonda e, mais recentemente, o extremo-base Carlos Almeida.

Cedric Isom, natural de Newton, Texas, de 30 anos de idade e 1, 88 m de altura, foi campeão e MVP do Bai Basket em 2013 e repetiu a proeza na taça dos clubes campeões africanos.·

Desde o início desta edição do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, este especialista em lançamentos de longa distância era apontado como o grande trunfo de Paulo Macedo para a fase decisiva da prova, mas apesar de estar já recuperado e integrado no plantel, foi decidido mantê-lo definitivamente fora da prova prosseguindo a recuperação da forma desportiva.

O 1º de Agosto inicia sábado diante do Petro de Luanda a fase de qualificação para os playoff do Bic Basket, com um ponto de bonificação por ter vencido a etapa anterior (fase de grupos). Este será mais um desafio em que os rubro-negros não terão o seu habitual "número 12".

Cedric já não participou no apuramento da taça dos campeões africanos no ano passado, nem na fase final, em que o seu clube perdeu o título continental para o Recreativo sdo Libolo. Esteve ausente também nas duas fases já realizadas do Bic Basket e na taça de Angola, cuja final o 1º de Agosto perdeu com o Libolo.