O Interclube relançou as suas aspirações na luta pela revalidação do título continental, ao vencer no domingo, em Luanda, o First Bank da Nigéria, por 70-66, em jogo da terceira jornada do grupo B da Taça dos clubes campeões africanos de basquetebol feminino, que decorre no pavilhão Multiusos do Kilamba.

Depois do desaire de sábado, em que foi derrotado (63-64) por apenas um ponto, pelo Ferroviário de Maputo, a equipa angolana entrou na quadra com a determinação de demonstrar as suas reais intenções, chegando ao primeiro quarto com a vantagem mínima (17-16), dada a réplica também da formação estrangeira.

Ao evidenciar um maior controlo da bola, as “azuis e branco” aproveitaram da melhor forma os lançamentos de curta e longa distâncias, que lhes permitiram atingir o diferencial de 40-28, no intervalo maior, restabelecendo a confiança da claque e dos apoiantes presentes.

No terceiro período, notou-se um grande ascendente das visitantes, que numa marcação cerrada obrigavam as jogadoras do Interclube a perderem a posse do esférico. Nesta fase, o placard registava (47-52), favorável aos First Bank da Nigéria.

Com esta situação negativa, que deixava atónito a razoável assistência no pavilhão, o conjunto da polícia mostrava-se um pouco nervoso e quase se repetia o comportamento do desafio anterior, diante das moçambicanas, apenas corrigido pela insistente intervenção do corpo técnico, que dava as instruções necessárias, por forma a manterem a calma e serenidade, nesta fase derradeira.

Para o êxito e relançar do objectivo, contribuíram significativamente os 26 pontos convertidos pela base Italee Lucas, do Interclube, seguido de 18 da jogadora Atosu Upe, do First Bank, mas insuficientes para evitar a derrota da sua equipa.

Sob arbitragem da dupla Nadege Zouzou e Cristian Ntela, as equipas marcaram da seguinte forma:


Interclube – Catarina Camufal (0), Italee Lucas (26), Merciana Fernandes (2), Rosemira Daniel (0), Sequoia Holmes (9), Angela Cardoso (Não utilizada), Nadir Manuel (10), Felizarda Jorge (5), Golome Paulo (0), Ngiendula Filipe (12), Elsa Eduardo (Não utilizada) e Louise Salley (6).

Treinador: Manuel Sousa “Necas”.

First Bank – Stephanie Wakama (0), Atosu Upe (18), Nwakamma Chidimi (0), Ekworomadu Eziaku (8), Akashile Nkechi (13), Traore Aya (10), Iornumbe Deteren (2), Daou Ramata (3), Akaraiwe Uwa (Não utilizada), Chinyere Chika (2), Udeaja Chioma (10) e Elawure Tina (0).

Treinador: Peter Favour Ahmedu.

Resultados parciais (16-14, 12-26, 24-7 e 14-23).