As formações do Recreativo do Libolo e 1º de Agosto, segundo e terceiro classificados da última época, vêem-se na obrigação de superarem-se na 38ª edição do campeonato angolano sénior masculino de basquetebol, a iniciar sexta-feira, a julgar pelos investimentos das suas direções na contratação de jogadores e treinador.

Depois do fracasso no campeonato transato, ganho pelo Petro de Luanda, as equipas lançaram-se ao mercado a fim de reforçar seus planteis e apresentarem-se, este ano, em melhores condições para disputar o principal troféu da modalidade.

Os “libolenses” juntaram ao grupo, recheado de “estrelas” da seleção de Angola, os norte-americanos Marcus Lewis (poste 2,3 m de altura e 121 kg) e Jonathan Wallace, base de 1, 88 m e 95 kg, que ao lado dos experientes Mingas, Morais, Milton, Valdelício, Braúlio e Cipriano têm por missão garantir ao clube o terceiro título.

Envolto a alguma dificuldade no que concerne a “criação” de um verdadeiro conjunto, ao técnico Norberto Alves restam alternativas suficientes, no capítulo técnico-táctico, que possam levar a equipa a colmatar problemas de vária ordem.

Já os “militares”, que não vencem um campeonato desde a época 2013/2014, apostaram na contratação do técnico espanhol Ricardo Casas, em substituição de Paulo Macedo, e o extremo-poste franco-americano Tariq Kirksay, além de contarem com o regresso do norte-americano Cedrick Ison, MVP de 2013, ausente nas duas últimas épocas por lesão.

O extremo angolano Jorge Taty, oriundo do Interclube, é outro reforço tendente a ajudar o clube mais titulado desta competição (17) a reconquistar o troféu num ano em que a apetência pelo topo da classificação faz antever muita competitividade.

Face a necessidade de resgatar a mística ganhadora do clube, Casas viu, entre outras, confiada a si a função de coordenador de todo basquetebol na formação do “Rio Seco” e tem no plantel uma mescla juventude/veterania habituada a desafios do género, na qual sobressaem Felizardo Ambrósio, Armando Costa, Kikas Gomes, Hermenegildo Santos, Jone Pedro, Malik Cissé e Edmir Lucas.

O 38º campeonato “BIC Basket” tem início marcado para as 16:00 de sexta-feira com os desafios Vila Clotilde - ASA e Progresso do Sambizanga - Libolo, devendo prosseguir duas horas mais tarde com Marinha - Lusíada, Petro - Sporting de Benguela e o cartaz da jornada, Interclube - 1º de Agosto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.