O extremo do Petro de Luanda Leonel Paulo, MVP da fase regular, apontou as formações do Recreativo do Libolo e o 1º de Agosto como as principais candidatas à conquista do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol (BIC Basket).

Em declarações à Angop, fazendo antevisão das meias-finais (Play-offs), o jogador referiu que a formação do Cuanza Sul, campeã nacional, tem o plantel mais equilibrado da competição, onde despontam nomes como Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim.

“O Libolo está bem servido em todas as posições, é das poucas equipas que tem alternativas do mesmo nível nas várias posições. No entanto, passou por um mau período, as constantes lesões afetaram o rendimento da equipa durante a fase regular. Agora, com o plantel quase completo, é um sério candidato ao título”, frisou.

Leonel Paulo destacou também a qualidade individual dos jogadores do Libolo, referindo que é um conjunto com mais de um atleta com capacidade de decidir um encontro. Cipriano, Morais, Mingas ou Valdelício, inspirados, qualquer um deles pode “resolver” uma partida, agora imagina os quatro em forma”, exclamou.

Quanto ao 1º de Agosto, vice-campeão, o extremo “petrolífero” apontou como equipa mais experiente da prova e com boas probabilidades de conquistar o troféu. Antevê uma eliminatória muito equilibrada frente o Libolo, nos Play-offs, mas nega-se a fazer um prognóstico, referindo apenas que estão ao mesmo nível.

“O 1º de Agosto é a equipa que conseguiu manter a mesma base de jogadores durante muito tempo e isto é importante, além de juntar muitos jovens aos veteranos. Esta fusão tornou o conjunto mais forte e naturalmente num grande candidato”, salientou, destacando Kikas, Armando Costa, Reggie Moore e Felizardo Ambrósio como os atletas mais experientes.

Quanto à eliminatória frente ao ASA, nas meias-finais que iniciam no dia 19, Leonel Paulo disse que será muito difícil, realçando que se trata de um adversário que cria muitas dificuldades à formação “tricolor”.

Referiu que estão a preparar bem a próxima fase da competição e que o objectivo é marcar presença na final.

Sobre o título nacional, disse que preferem abordar jogo por jogo e fazer as contas no final, salientando que a prioridade é melhorar o terceiro lugar alcançado na temporada passada.

Melhor marcador da fase regular com 317 pontos, Leonel Paulo, campeão africano pela seleção nacional, apontou Egídio Ventura, do ASA, como a grande revelação do campeonato. “Foi o jogador que mais me impressionou”.

As meias-finais arrancam dia 19, com os jogos entre o Petro de Luanda/ASA e 1º de Agosto/Libolo. Os “militares” venceram a primeira fase, ao passo que os “petrolíferos” foram os melhores nas classificativas.