As equipas do Recreativo do Libolo e 1º de Agosto defrontam-se sábado, no pavilhão Victorino Cunha, na primeira partida da final do campeonato angolano de basquetebol sénior masculino, disputada à melhor de sete jogos.

Nas meias-finais, o Libolo “passeou” ao derrotar o Interclube, por 3-0, no play-off a cinco partidas, com vitórias de 113-95, 96-88 e 98-77, ao passo que os “militares” encontraram muitas dificuldades para passar pelo Petro de Luanda, a quem venceram por 3-2, com resultados (102-75, 107-113, 86-96, 108-82 e 114-116).

Deste modo, a formação do Cuanza Sul entra para a final em vantagem física, tendo em conta o maior tempo de descanso, comparativamente ao seu opositor.

No entanto, se o facto de os “rubro-negros” passarem por uma eliminatória mais difícil é desvantajoso, tendo em conta o aspeto físico, por outro lado, afastar o campeão em título também pode ser positivo do ponto de vista emocional, uma vez que a equipa está mais confiante.

Roderick Nealy, Eduardo Mingas e Olímpio Cipriano têm sido as principais figuras do Libolo nos play-off, mas a equipa conta ainda Carlos Morais, Roberto Fortes e Milton Barros. Os êxitos da formação do Cuanza Sul têm dependido muito da prestação individual de dois ou três destes atletas.

Por sua vez, ao contrário do seu adversário, o 1º de Agosto vale pelo coletivo, num plantel onde se têm destacado Cedric Ison, Islando Manuel, Hermenegildo Santos e Tarik Kirksay.

Aguarda-se por uma final equilibrada, onde a forma como cada uma das equipas abordar os encontros será determinante.