Terminada a 1ª fase do campeonato angolano de basquetebol, é hora de fazer um balanço.

Das quatro formações candidatas ao título, o Recreativo do Libolo, atual campeão angolano, foi a formação que mais pontos marcou: 1881. Apesar disso, foi quem também mais derrotas sofreu (cinco) entre as formações consideradas grandes.

Mesmo tendo terminado em quarto com 31 pontos, os libolenses mostraram enorme capacidade atacante mas também muitas fragilidades defensivas. Das quatro equipas ditas grandes, o Libolo foi a que concedeu mais pontos: 1367.

Em segundo lugar aparece o 1º de Agosto, hexacampeão africano, que somou 1825 pontos, tendo terminado em 3º lugar na primeira fase da prova.

Em sentido oposto o Interclube apresentou o melhor registo defensivo. Os Polícias sofreram 1262 pontos, tendo marcado 1686. Em 18 jogos, o Interclube, tal averbou 15 vitórias e três derrotas, os mesmos que o 1º de Agosto.

O Petro de Luanda, comandado pelo camaronês Adingonou, foi o grande vencedor da primeira fase da prova, com 16 vitórias e duas derrotas. Os Petrolíferos marcaram 1822 pontos e sofreram 1345.

O Clube Amigos de Viana foi a equipa que não venceu qualquer encontro, tendo averbado 18 derrotas, das quais três por falta de comparência. Os vianenses marcaram apenas 763 pontos e sofreram 2050 pontos, ocupando, por isso, a cauda da tabela classificativa.

A formação vianense foi inclusive punida pela Federação Angolana de Basquetebol com multa de 400 mil kwanzas (3142 euros) por não ter aparecido em três encontros que devia disputar.