O Recreativo do Libolo terminou invicto a terceira volta da “final four” do campeonato angolano  sénior masculino de basquetebol, ao derrotar, esta quinta-feira, o Interclube, por 79-76, no pavilhão Dream Space, em Luanda.

Apesar da boa prestação dos líderes com 17 pontos, o Libolo teve, em sua casa, uma réplica do Interclube, o qual superiorizou por três pontos de diferença, na fase crucial do jogo, por falta de concentração dos "polícias".

No primeiro quarto, as duas formações tiveram jogo muito criterioso, sendo os empates constantes o tónico deste quarto. No final do período inicial, os visitantes tinham vantagem de 19-17.

Em face dos objetivos do Libolo de manter a liderança, no segundo período estes mudaram a história do desafio, vencendo por três pontos de diferença (34-31), resultado ao intervalo.

Já no reatamento (3º quarto), os técnicos tiveram posições diferentes, com Norberto Alves a optar por Eduardo Mingas, Eric Coleman, Olímpio Cipriano, Carlos Morais e Francisco Sousa, enquanto Alberto Babo manteve os que tinha terminado a primeira parte (Elvis Évora, Elliah Clarke, Paulo Barros e Adilson Ramos).

Do lado do Libolo, a opção do técnico surtiu efeitos imediatos, pois ampliou a vantagem numa altura que era notória a quebra física dos jogadores do Inter, que ainda assim conseguiram terminar o período com empate, por 48-48.

Alberto Babo com a sua filosofia de querer dignificar o seu clube pediu aos "pupilos" para pressionar a zona e conseguiam equilibrar com nova igualdade a 74 pontos.

O Recreativo do Libolo manteve a confiança e venceu (79-78), mantendo a liderança da competição, com 17 pontos.

Apesar do Inter ter perdido Paulo Barros (25 pontos) e Adilson Ramos (20), estes foram os melhores marcadores do clube e da partida.

Eric Coleman (20) e Olímpio Cipriano (18) notabilizaram-se no Libolo.

Com arbitragem de Carlos Júlio, Francisco Pacheco e Francisco Tando, as equipas marcaram da seguinte forma:

Libolo: Francisco Sousa (04), Olímpio Cipriano (18), Luís Costa (13), José Miguel (00), Edson Ferreira (00), Moses Sonko (05), Abdel Moussa (03), Eric Coleman (20), Filipe Abraão (00), Rominig Sambo (00) e Eduardo Mingas (08).

Técnico: Norberto Alves

Interclube: Edmundo Ventura (01), Osvaldo Viera (01), Elliah Clarke (01), Paulo Barros (25), Jorge Tati (00), Muamba Ilunga (05), Elvis Evora (13), André Miguel (00), Cristóvão Oliveira (00), Adilson Ramos (20), Milton Barros (07) e Joaquim Xavier (03)

Técnico: Alberto Babo

O Libolo defronta, sábado, no Pavilhão Victorino Cunha, o 1º de Agosto, ao passo que o Interclube vai ao pavilhão principal da Cidadela jogar com o Petro de Luanda.