O Recreativo do Libolo deu um passo importante na disputa das meias-finais dos play-off do Campeonato Angolano de basquetebol seniores masculinos, ao derrotar o 1º de Agosto, por 86-84, na primeira partida a melhor de cinco, disputada no pavilhão Vitorino Cunha, em Luanda.

Numa partida bastante equilibra, onde os empates constantes foram o tónico da contenda, que levantou os ânimos do técnico e dos adeptos da equipa afeta ao 1º de Agosto, alegando que os árbitros não foram justo em algumas ações no decorrer do jogo, o que motivou um tumulto no fim do jogo, obrigando a equipa de arbitragem, lidera pelo árbitro internacional David Manuel, sair escoltada pelos efetivos da polícia nacional.

No primeiro quarto, as duas agremiações entraram cautelosas no ataque e com muito medo de cometer erros, o que resultou um empate no final do quarto a 19 pontos.

No segundo período, a equipa do Cuanza Sul foi superior, terminando esta fase em vantagem por seis pontos, apesar da réplica dos militares. 36-42 foi o resultado ao intervalo.

Na terceira etapa, os comandados de Paulo Macedo foram mais pressionantes, o que permitiu reduzir para dois pontos (59-57) no final deste quarto.

No último quarto o equilíbrio manteve-se e quando tudo apontava para um prolongamento, numa altura em que as duas equipas encontravam-se empatadas a 84 pontos, no último segundo do jogo Eduardo Mingas converteu os dois pontos que derem a primeira vitória à turma de Calulo nos Play-off.

Roderick Neal, com 23 pontos, e Edson Ndoniema, com 17, foram os melhores marcadores no 1º de Agosto, enquanto Eduardo Mingas, com 19 pontos, e Valdelício Joaquim, com 17 foram os melhores no Libolo.

Com arbitragem de David Manuel, Clésio Francisco e Mbunga Pedro, as equipas marcaram da seguinte forma:

1º de Agosto – Francisco Sousa (02), Edson Ndoniema (17), Armando Costa (07), Jone Pedro (03), Reggie Moore (11), Felizardo Ambrósio (02), Joaquim Gomes Kikas (04), Hermenegildo Santos (00), Edmir Lucas (07), Islando Manuel (00), Mohamed Cissé (08) e Roderick Neal (23)

Técnico: Paulo Macedo

Recreativo do Libolo: Olímpio Cipriano (13), Luís Costa (00), Carlos Morais (15), Elmer Felix (00), Valdimir Pontes (11), Braúlio Morais (01), Ezequiel Silva (00), Valdelício Joaquim (17), Eric Coleman (08), Filipe Abraão (02), Eduardo Mingas (19) e Joseney Joaquim (00)

Técnico: Norberto Alves