O 1º de Agosto venceu sexta-feira à noite, no pavilhão 28 de Fevereiro, o Interclube por 79-77, em partida da última jornada da fase de qualificação do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos e ficou na segunda posição da prova.

Com 14 pontos, dos quais oito no último período, Roderick Nealy foi o “salvador” da formação orientada por Paulo Macedo, ao mudar o rumo dos acontecimentos quando a sua equipa estava a perder.

A primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio, com as duas equipas a alternarem várias vezes a liderança no marcador.

No entanto, a formação da casa levou vantagem ao intervalo, vencendo por 41-40. Com 15 pontos, dos quais três triplos em quatro tentados, Paulo Barros liderou o Inter nesta etapa do jogo, bem coadjuvado por Jorge Tati, com nove, ao passo que Edmir Lucas e Reggie Moore eram os melhores do lado “militar”, com 12 e nove pontos, respectivamente.

Na segunda parte, o encontro manteve a toada.

Os “militares” jogavam com as atenções na Cidadela, aguardando por um deslize do Petro de Luanda que defrontou o ASA, e os “polícias” em busca da vitória de honra, uma vez que averbaram apenas derrotas nesta fase.

Fruto do equilíbrio, o desafio foi decidido nos detalhes, com o 1º de Agosto a “puxar” pela experiência dos seus jogadores e vencer por dois pontos de diferença (79-77).

Com arbitragem de Clésio Francisco, Francisco Pacheco e Mbunga Pedro, as equipas alinharam da seguinte forma:

Interclube: Emanuel António (01), Francisco Horácio (03), Osvaldo Viera (10), José António (00), Rommenig Samba (04), Paulo Barros (20), Jorge Tati (09), Miguel Kiala (05), Abdel Gomes (02), Kevin Foster (13), Quentrel Thomas (10), Adilson Ramos (00).

Técnico: Alberto Babo

1º de Agosto: Edson Ndoniema (12), Armando Costa (00), Francisco Sousa (01), Jonh Pedro (09), Reggie Moore (13), Felizardo Ambrósio (09), Kikas Gomes (00), Mutu Fonseca (00), Hermenegildo Santos (06), Edmir Lucas (15), Mohamed Malik (00), Roderick Nealy (14).

Técnico: Paulo Macedo