Sérvia, quarta selecção do raning mundial, e Itália (13.ª) são as favoritas do grupo de Angola (39.ª) no campeonato do mundo de basquetebol sénior masculino deste ano, cujo sorteio se realizou este sábado, na China.

A seleção angolana, 39.ª do ranking mundial e terceira melhor de África, terá ainda pela frente nesta primeira fase as Filipinas (31.ª).

Os jogos do grupo D serão realizados na cidade de Foshan, de 31 de agosto a 1 de setembro no sistema de todos contra todos a uma volta, e apura os dois primeiros classificados para a fase seguinte.

Angola, 11 vezes campeã de África, obteve a sua melhora classificação num campeonato do mundo em 2006 no Japão, em que ocupou a 10.ª posição.

A prova disputa-se na China entre 31 de agosto e 15 de setembro e envolve 32 selecções, cinco das quais do continente africano.

Angola estreia-se no dia 31 de Agosto, com a formação mais credenciada do grupo (Sérvia, 4.ª no ranking mundial e 3.ª na Europa).

Dois dias depois defronta a Itália, a 13.ª do mundo e 9.ª da Europa, encerrando no dia 4 de setembro a fase de grupos com as Filipinas, que ocupa o 31.º lugar mundial e 4.ª na sua região.

Esta primeira fase apura os dois primeiros de cada grupo para a segunda fase, enquanto o 3º e 4º vão jogar as classificativas do 17º ao 32º lugar.

Grupos da primeira fase

Grupo A: Costa do Marfim, Polónia, Venezuela, China

Grupo B: Rússia, Argentina, Coreia do Sul, Nigéria

Grupo C: Espanha, Irão, Porto Rico, Tunísia

Grupo D: ANGOLA, Itália, Filipinas, Sérvia

Grupo E: Turquia, República Checa, Estados Unidos, Japão

Grupo F: Grécia, Nova Zelândia, Brasil, Montenegro

Grupo G: República Dominicana, França, Alemanha, Jordânia

Grupo H: Canadá, Senegal, Lituânia, Áustria

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.