Norberto Alves, treinador português do Recreativo do Libolo, assumiu hoje a candidatura à conquista à Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol.

"Somos fortes candidatos a revalidar a prova que vencemos em 2014, na Tunísia. A equipa está bem e tem finalmente todos os jogadores operacionais. O Milton Barros e o Olímpio Cipriano, dois dos nossos jogadores mais decisivos, estão recuperados", disse Lusa o antigo treinador da Académica de Coimbra.

Luanda é o palco da fase final da competição, que se realiza entre 10 e 20 de dezembro na Arena do Kilamba. Trata-se da 30.ª edição de uma prova que arrancou em 1972, na República Centro-Africana.

As equipas angolanas, com um total de 10 triunfos, são as mais vitoriosas desta Taça dos Clubes Campeões Africanos. O 1.º de Agosto soma oito troféus, enquanto Petro de Luanda e Recreativo do Libolo ostentam um cada.

Além de Norberto Alves, dois outros técnicos portugueses conquistaram este troféu: Mário Palma e Luís Magalhães, ambos ao ‘leme’ do 1.º de Agosto.

A fase final integra 12 equipas, três das quais angolanas, o Recreativo do Libolo (campeão em título), o Petro de Luanda (campeão angolano) e o 1.º de Agosto (finalista vencido da Taça de Angola).

"No lote de principais favoritos estão igualmente os campeões do Egito e da Tunísia. O facto de a fase final se realizar em Luanda, junto dos adeptos, dá alguma vantagem às equipas angolanas", frisou Norberto Alves.

O Libolo esteve recentemente a estagiar em Portugal e Espanha durante cerca de duas semanas. Realizou seis jogos de particulares, onde testou os novos ‘recrutas’ norte-americanos, o base Jonathan Wallace e o poste Marcus Willis.

A equipa conta com um plantel valioso, que ainda integra os cotados internacionais Milton Barros, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas (MVP da última edição) e Carlos Morais, considerado o melhor basquetebolista angolano da atualidade.