Apesar de considerar difícil, Angola vai lutar para conquistar o torneio de basquetebol na VI edição dos jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a decorrer na cidade de Bulawayo, no Zimbabué, de 4 a 14 de dezembro, afirmou hoje, à Angop, o selecionador angolano Carlos Dinis.

Falando dos objetivos do combinado angolano neste evento, dedicado a atletas até 20 anos, o técnico referiu ser uma tarefa complicada a conquista deste troféu, uma vez que Moçambique, principal adversário dos angolanos, tem quase todos os seus jogadores a atuar no campeonato sénior local. “ Moçambique tem por aí 12 atletas a jogar no campeonato sénior e nos temos apenas três (Joaquim Pedro, Moussa Kaba e Gerson Domingos), mas ainda assim vamos lutar para conquistar a taça”, realçou.

Segundo o selecionador, os jogos da SADC (basquetebol) têm duas fases, na qual a primeira é relativamente mais fácil e a segunda muito complexa, porque a final é sempre com os moçambicanos que normalmente criam muitas dificuldades. “Eles são os atuais campeões, derrotaram-nos na final transata (Zâmbia2012), por isso nesta edição vamos tentar inverter o quadro”.

De acordo com Carlos Dinis, a preparação que tiveram, culminando com o estágio realizado nos EUA durante aproximadamente vinte dias, dá garantias de uma boa prestação, em função dos indicadores apresentados pelos basquetebolistas.

Durante o estágio, informou, realizaram 12 jogos, onde obtiveram sete vitórias e cinco derrotas, o que considerou positivo, não muito pelo saldo, mas sim pela qualidade mostrada nas partidas.

Composição da seleção angolana

Alexandre Jungo

Bruno Fernando

Gerson Domingos

Joaquim Pedro

Jerson Gonçalves

Moises Gabriel

Moussa Kaba

Sílvio Sousa

Valdir Manuel

João Neto

Avelino Izebelmo

Simão Lutonda

Parte da delegação angolana já se encontra em Bulawayo. Os restantes atletas chegam ao local da competição na quarta-feira.

Nesta edição dos jogos o país estará representado nas modalidades de futebol, basquetebol (nas duas classes), atletismo, atletismo adaptado, boxe, natação, judo e ténis, numa caravana de 172 pessoas, entre atletas, técnicos, corpo clínico, jornalistas e pessoal de apoio, com o lema “Angola no Zimbabwe vencendo com Fair Play”.

Dos quinze países membros da SADC, apenas dez participam nestes jogos, nomeadamente Angola, África do Sul, Botswana, Lesoto, Namíbia, Malawi, Moçambique, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabué.