O Petro de Luanda derrotou nesta terça-feira, em Luanda, o 1º de Agosto por  99-81, em jogo de acerto a sétima jornada da primeira fase regular do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, disputado no pavilhão Dream Space, em Viana.

Apesar do triunfo, os petrolíferos, que venciam ao intervalo 48-43, viram-se com muita dificuldade para dominar os rubros e negros nos primeiros oito minutos do duelo.

De acordo com agência Angop, os pupilos de Paulo Macedo mostravam-se superiores, violando inúmeras vezes a cesta dos anfitriões por mérito dos ataques do poste Kikas Gomes e do extremo Islando Manuel.

Mas, fruto da coesão do colectivo, o Petro virou o sistema de jogo e terminou em vantagem (32-24) no primeiro quarto.

No segundo quarto, o encontro tornou-se muito mais difícil para os militares que, após o seu técnico colocar no banco Kikas, Miller e Isom, registou crises de lançamentos da linha dos três e dois pontos, situação que permitiu os tricolores manterem a vantagem até o final período por 48-43.

Na etapa complementar, o grémio do eixo viário que viu o seu treinador a ser expulso pelo árbitro Carlos Júlio, não ressentiu do sucedido, foi eficaz e aproveitou a falta de consistência e entrosamento apresentado pelos militares para ampliar o resultado para 80-70, no terceiro quarto e no último tempo por 99-81.

Jogaram pelo Petro de Luanda: Pedro Bastos, Braulio e Carlos Morais, Paulo Barros, Paulo Santana, Miguel Kiala,Eric Norm, Leonel Paulo, Escórcio António, Hermenegildo Mbunga, Edson Hiluklwa e Abdel Gomes.

No 1º de Agosto alinharam Filipe Abrão, Adilson Baza,Edmir Lucas,Felizardo Ambrosio, Kikas Gomes, Helder Orlet, Cederic Isom, Agostinho Coelho, Hermenegildo Santos, Francisco Machado e Islando Manuel.