A seleção masculina de Portugal em sub 16 venceu Angola, na Cidadela Desportiva, em Luanda, por 49-33, referente à quarta jornada do torneio de basquetebol dos jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa CPLP.

Nos dois primeiros quartos do encontro, a seleção angolana não conseguiu chegar ao nível de Portugal, que estava cada vez mais forte em termos de pontuação e venceu a primeira parte por 25-11.

Tal como aconteceu no terceiro e último quarto, os angolanos marcaram muitos pontos mas não foi o suficiente para contrariar o favoritismo dos portugueses, que venceram o jogo sem nenhuma derrota.

No final do encontro, o treinador da seleção angolana Joaquim Pinto admitiu que houve fracasso na zona defensiva dos “ elwitchas", por isso, têm a missão de disputar o terceiro lugar com Moçambique na sexta-feira.

“Conseguimos algumas vezes defender muito bem, mas o esforço da defesa não compensou para concretizarmos o nosso objectivo, estar na final. Agora resta-nos relaxar a mente, corrigir os erros e motivar os atletas para disputarmos a medalha de bronze”.

Por sua vez, o selecionador de Portugal, Diogo Antunes elogiou a atitude dos basquetebolistas angolanos e revelou que o sistema táctico da sua equipa será o mesmo esta quinta-feira à tarde contra São Tomé, referente à 5ª jornada da competição.

“Gostei da atitude dos jogadores angolanos, por isso fomos obrigados a fechar as principais linhas de passe e conseguimos os três pontos que levou-nos a final, onde vamos discutir a medalha de ouro com a selecção brasileira”, disse.

O jogo da final entre Brasil e Portugal acontece no sábado às 16 horas, no pavilhão anexo número 2 da Cidadela Desportiva, onde também Angola vai defrontar Moçambique para o terceiro e quarto lugar da prova.