A selecção angolana de basquetebol regressou esta quinta-feira a Luanda, depois de realizar um estágio pré-competitivo na China, inserido na preparação para o campeonato africano da modalidade (Afrobasket2017), a realizar-se de 8 a 16 de setembro, no Senegal e na Tunísia.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o selecionador Manuel Silva "Gi" considerou o estágio, de quase um mês, "muito positivo, independentemente dos resultados, uma vez que foi uma fase pré-competitiva muito parecida com o perspectivado".

“Pensamos que, de uma forma geral, tirámos várias ilações daquilo que pretendemos para a própria competição, estamos felizes com aquilo que fizemos", garantiu.

Segundo a fonte, a equipa de Angola participou inicialmente em dois torneios e entre eles houve uma viagem muito longa, similar áquela que o conjunto vai ter entre o Senegal e a Tunísia.

No primeiro torneio, os comandados de Manuel da Silva “Gi” superaram a equipa da China (73-65) e da Lituânia (72-69), tendo perdido na última partida diante da Nova Zelândia (64-72).

Já no segundo, os 'Palancas Negras' conquistaram três vitórias, em igual números de jogos, diante da China (78-70), Lituânia (72-52) e Nova Zelândia (60-53).

Após a participação nestes dois torneios, o conjunto nacional realizou três amigáveis com equipas da liga chinesa, obtendo três vitórias.

Por outro lado, o quadro clínico do jogador Olímpio Cipriano, lesionado no último treino da selecção, no estagio na China, está a evoluir favoravelmente, disse o médico Agostinho Matamba.

Em declarações à Imprensa, o médico indicou que o atleta (extremo) fará nesta sexta-feira um exame de ressonância magnética numa das unidades sanitárias da capital para se fazer uma avaliação final.

De acordo com o profissional de saúde, o extremo sofreu uma contusão no joelho, e que os novos exames a serem feitos vão servir para ajudar a descobrir possíveis situações.

“Como existem exames auxiliares vamos fazer o diagnóstico real, porque na fase interna do joelho tem outras estruturas, como ligamentos e muito mais, dai a necessidade de maior controlo” – frisou.

Os vice campeões africanos Integram o grupo B da competição, ao lado das congéneres de Uganda, Marrocos e República Centro Africana (RCA).

Para esta preparação, o selecionador angolano convocou os seguintes jogadores:

Bases - Armando Costa (1º de Agosto), Milton Barros (Recreativo do Libolo) e Hemenegildo Santos (1º de Agosto).

Extremos - Roberto Fortes (Libolo), Carlos Morais (Benfica de Portugal), Leandro Conceição (Galitos de Portugal), Gerson Gonçalves (Petro de Luanda), Olímpio Cipriano (Libolo), Leonel Paulo (Petro de Luanda) e Valdir Manuel (The Patrick School).

Postes - Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Yanick Moreira (Toronto), Sílvio Sousa (IMG Academy) e Eduardo Mingas (Libolo)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.