A promissora jogadora moçambicana Aleia "Tanucha" Dongue deixou Maputo na  última segunda-feira com destino a Luanda, onde vai rubricar um contrato com a equipa principal de basquetebol do 1º de Agosto.

Com efeito, Tanucha Dongue espera rubricar um contrato por duas épocas com as campeãs angolanas, sendo este um salto em termos profissionais para a carreira da atleta que este ano não renovou o contrato que a ligava à Liga Muçulmana de Maputo.

Tanucha é uma das mais promissoras jogadoras moçambicanas, tendo estado em destaque tanto ao nível da sua seleção, assim como pelos clubes onde militou.

A extremo-poste foi formada no Grupo Desportivo Maputo, clube com o qual conquistou dois títulos africanos, tendo posteriormente se transferido para a Liga Muçulmana, na qual o ano passado conquistou novamente o troféu de Campeã Africana.

A transferência de Tanucha Dongue para o basquetebol angolano teve a mão do treinador Nazir Sale, que além de ser selecionador nacional de seniores femininos foi seu treinador nos dois clubes por onde passou.

Falando pouco antes de partir para Luanda, Tanucha Dongue disse esperar que a sua ida para o basquetebol angolano, onde já se encontra outra internacional moçambicana, a poste Deolinda Gimo, possa servir para dar um maior contributo à seleção moçambicana, que em setembro próximo vai ser anfitriã do Campeonato Africano de Basquetebol Sénior Feminino.