O internacional cabo-verdiano, Aquiles Évora decidiu retirar-se da carreira de basquetebolista depois de 26 anos “de sucesso”, em representação ao mais alto nível, tanto pela seleção de Cabo Verde, como das equipas do Bairro e ABC.

Em declarações à Inforpress, Aquiles Évora disse que decidiu “pendurar o ténis” depois de uma época em cheio onde ganhou tudo como capitão da formação do Bairro - campeão de Cabo Verde, campeão de Santiago Sul, vencedor da Supertaça e da Taça Praia -, para passar a dedicar-se mais à família.

Considerado um dos grandes basquetebolistas deste país, o capitão Aquiles afirma tratar-se de uma decisão definitiva e que mereceu uma ponderação profunda, pelo que promete continuar a dar o seu apoio ao basquetebol, já fora do retângulo de jogo.

Disse que deixa o basquetebol com um sentimento misto de tristeza e alegria porque, nestes cerca de 26 anos a praticar esta modalidade, fez dela a sua atividade desportiva de eleição, e que lhe proporcionou colecionar troféus e títulos a todos os níveis.

Agora, com os seus 40 anos, deixa a competição marcado por “um rico palmarés”, com 14 campeonatos de Cabo Verde, repartidos pelas equipas do ABC e Bairro, este último o clube da sua formação, para além de vários campeonatos e outros títulos regionais, e aponta como momentos altos da sua carreira, a conquista da Medalha de Bronze no Afrobasket 2007, em Angola.

Com quatro presenças no Afrobasket, no Senegal e Angola (duas vezes cada), Aquiles Évora disse que deixa a competição ciente de ter dado o seu máximo para ajudar os dois emblemas que representou – Bairro e ABC –, assim com as cores nacionais, sem esquecer no entanto as duas lesões complicadas que teve de enfrentar, relacionadas com a rotura de tendão de Aquiles em 2006 e 2011.

Afirma que “com força de vontade” e dedicação ao basquetebol conseguiu superar todas estas dificuldades e que parte consciente de ter deixado esta modalidade “com os pés seguros” para continuar a caminhada do progresso.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.