O bairro do III Congresso, um dos mais populosos da cidade, ganhou um espaço para a prática de basquetebol e para ginástica, com a inauguração na segunda-feira do parque sócio desportivo.

A construção do parque surgiu na sequência da requalificação urbana e com a construção do murro de proteção do edifício onde funciona o lar de dia da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) que, após a passagem do furacão Fred, ficou meio abalado.

A edilidade aproveitou para dar novo uso ao espaço, nomeadamente para prática de basquetebol, com a colocação de uma tabela numa das quadras e ginástica noutra quadra, além de construção de bancos e calcetamento do espaço envolvente.

O edil Luís Pires disse que a construção do parque representa um investimento municipal de mais de cinco mil contos e que contou com parceria de algumas empresas, indicando que alguns parceiros já garantiram a sua manutenção e a instalação de uma lanchonete para venda de produtos não alcoólicos.

No ato inaugural, Luís Pires não só pediu aos jovens e crianças de Congresso para conservarem o espaço, como prometeu disponibilizar bolas de basquetebol às crianças deste bairro para que possam praticar esta modalidade, sendo que as melhores vão ser selecionadas para a escola de iniciação de basquetebol que a associação regional do basquetebol tem a funcionar.

Luís Pires prometeu, igualmente, a construção de espaços semelhantes, nomeadamente, quadros e tabelas de basquetebol, noutros bairros para incentivar a prática desta modalidade.