A seleção cabo-verdiana já está a preparar a participação no torneio da Zona II de basquetebol a nível africano. O selecionador Alex Nwora convocou doze jogadores, entre eles os irmãos Almeida e dois outros basquetebolistas que militam nos EUA: Brendan Monteiro e Cleyton Timas.

Dos convocados, três jogam em Cabo Verde: Kony e Anderson da Académica do Mindelo e Sorna, jogador da Preguiça, vice-campeão cabo-verdiano. Brendan Monteiro e Cleyton Timas vieram dos EUA.

Alex Nwora, selecionador nacional, chamou ainda Ivan Almeida do Sampaiense (Portugal), Joel Almeida e Rodrigo Mascarenhas do ASA (Angola), Jeffrey Gomes do Faymasa Palencia Baloncesto (Espanha), Mário Correia do 1º de Agosto (Angola), Edy Walter do UB La Palma Isla Bonita (Espanha) e Joshua Gomes do Hapoel Kiryat Tivon (Israel).

O Secretário-Geral da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol está esperançado num bom resultado no torneio da Zona II. Filomeno Costa afirmou ao SAPO Desporto que acredita no potencial da equipa e assegura que Cabo Verde fará um bom campeonato.

O torneio irá decorrer no pavilhão Vavá Duarte na Praia, que ainda precisa de obras. Apesar do prazo apertado, Filomeno Costa acredita que o pavilhão estará pronto a tempo e horas, quando a prova começar, a 10 de agosto.

Falta resolver o problema da eletricidade (esperar que não haja cortes de energia por parte da  ELECTRA ou alugar ou mesmo comprar um gerador) e algumas obras nos balneários e casas de banho do pavilhão.

O torneio de basquetebol da Zona II africana, que serve de apuramento ao Afrobasket´2013, conta com as seguintes seleções: Afrobasket 2013: Cabo Verde, Mali, Senegal, Guiné-Conacri, Gâmbia, Mauritânia, Serra-Leoa e Guiné-Bissau.