A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) decidiu cancelar, esta temporada, a participação de Santo Antão nas provas nacionais desta modalidade, alegando a “desorganização” que tem marcado a realização das competições regionais, nos últimos dois anos.

Numa nota enviada à Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão, a FCBB lembra que, pelo segundo ano consecutivo, esta associação vem organizando os campeonatos regionais a menos de um mês das provas nacionais, tendo chegado à federação “queixas de anomalias que em nada vão em linha com o objetivo” da federação de “organizar, desenvolver e massificar” o basquetebol, no país.

A FCBB considera que a decisão de excluir Santo Antão das provas nacionais, que têm lugar na ilha da Boa Vista, em finais deste mês, não se trata de “uma punição, mas sim uma tentativa de alerta aos agentes do basquetebol” nesta ilha para, “juntos, se unirem e organizar a modalidade” nesta região.

A FCBB tem pautado para que o basquetebol seja “uma modalidade modelo” em Cabo Verde, mas a situação reinante em Santo Antão “em nada ajuda”, escreve ainda a direcção da instituição federativa.

Porto Novo Basket, um dos clubes filiados na Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão, tem estado, nos últimos anos, a alertar para a situação de “caos” que tem marcado a modalidade nesta ilha.

A associação regional só iniciou, a 03 de Junho, o campeonato sub-18, a única prova que pretendia realizar, esta época, com a presença de três clubes (Rosariense, Porto Novo Basket e Santo Crucifico), tendo a mesma ficado pela fase regular, com a disputa de apenas três jogos.