Os clubes que promovem o basquetebol em Santo Antão manifestam-se, actualmente, “preocupados” com a demora no arranque das competições, esta temporada, nesta região desportiva.

“Estamos em Abril e ainda a Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão não deu nenhum sinal sobre a data para o início das provas”, alertou a direcção do Porto Novo Basket, através de uma nota, a que a Inforpress teve acesso.

A direcção do Porto Novo Basket quer que a Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão marque um encontro, “o mais depressa possível”, com os clubes para a análise da situação da modalidade nesta ilha e programar a época.

Também, representantes da equipa do Rosariense, em Ribeira Grande, têm estado a manifestar a sua preocupação com o atraso no arranque das provas em Santo Antão, temendo que essa demora possa condicionar, este ano, a presença da ilha nos campeonatos nacionais sénior e júnior masculinos.

Hernâni Pinto, dirigente da equipa de basquetebol do Rosariense, disse defender também um encontro com a direcção da Associação Regional de Futebol, com o propósito de discutir a questão da época desportiva nesta região.

A Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão havia admitido, em Março, a possibilidade da temporada, nesta região, arrancar em Abril.

Os clubes mostram alguma inquietação, já que, até agora, não receberam qualquer indicação dessa associação, de que as competições possam iniciar-se ainda no decurso deste mês de Abril.

Todas as temporadas, a Associação Regional de Basquetebol em Santo Antão enfrenta dificuldades para a realização das competições nesta ilha, alegando problemas financeiros.

A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol apenas disponibiliza, por época, 40 contos para a organização das competições em Santo Antão, montante considerado “irrisório” por aquele órgão associativo

Rosariense, em sénior masculino, e Porto Novo Basket, em júnior masculino, são os actuais campeões regionais de Santo Antão.