A escola de iniciação de basquetebol “Maruca”, criada recentemente pela Associação Regional de Basquetebol do Fogo, foi contemplada com lote de materiais desportivos pela Direcção-Geral dos Desportos (DGD).
O presidente da Associação, Paulo Pina, disse à Inforpress que a escola recebeu, através da representação da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE), o lote de materiais que contempla um jogo de equipamentos para iniciados, cinco bolas, coletes, cones, apitos, cronómetro e saco para transporte de bolas.
Segundo esse dirigente associativo, os materiais chegaram «em boa altura» já que a escola que, atualmente, conta com mais de 40 crianças com idade entre os 8 e 15 anos, enfrentava alguns problemas de materiais.
O projecto da criação da escola de iniciação, baptizado com o nome de Maruca em sinal de homenagem a um dos principais dinamizadores das actividades desportivas, nomeadamente, o basquetebol, nas décadas de 70, 80 e 90 do século passado, na ilha do Fogo.
O responsável da Associação espera a contribuição de outros parceiros porque a ideia, conforme explicou, é descentralizar a escola para zonas do interior do município na perspectiva de promover esta modalidade desportiva.