O antigo capitão da seleção cabo-verdiana de basquetebol masculina passa agora a integrar a equipa técnica dos Tubarões Martelo.

Alex Nwora mantém-se como o selecionador, mas vai ser substituído por António Tavares apenas no campeonato III Jogos da Lusofonia, em Goa (Índia). De acordo com informações do secretário da Federação Cabo-verdiana de basquetebol, Filomeno “Meno” Costa, Rodrigo Mascarenhas vai assumir a posição de treinador adjunto durante este campeonato. A nova equipa técnica vai iniciar os trabalhos este domingo no pavilhão desportivo “Vává Duarte”, com a preparação da seleção.

Um dos mais internacionais cabo-verdianos de sempre de basquetebol, Rodrigo Mascarenhas decidiu pendurar as sapatilhas aos 34 anos, enquanto profissional da modalidade, tendo somado título ao mais alto nível em Portugal e Angola.

Medalha de Prata conquista da edição de 2009 destes jogos da Lusofonia (II edição) em Lisboa (Portugal) a seleção de Cabo Verde deixa de contar com os serviços de Alex Nwora, depois de ter falhado em Abijan (Costa de Marfim) o terceiro lugar e a consequente qualificação para o Mundial de basquetebol de 2014 em Espanha.

Com esta confirmação, o basquetebol torna-se na quarta modalidade a representar Cabo Verde nos III Jogos da Lusofonia, a par de atletismo, voleibol de praia e taekwondo.

A III edição dos Jogos da Lusofonia realiza-se de 18 a 19 do corrente em Goa e prevê contar com a participação de mais de 1.500 atletas de 12 países, que vão competir em nove modalidades (atletismo, basquetebol, voleibol de praia, voleibol, futebol, ténis de mesa, judo, taekwondo e wushu).