O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB) disse que o basquetebolista Ryan Gomes, ala-pivot do Oklahoma City Thunder, da NBA, está disponível para representar a Cabo Verde na XXVIII edição do Afrobasket’2015, que se realiza na Tunísia.

Kitana Cabral disse que o atleta de 32 anos, 2.01 metros de altura e de costela crioula, já manifestou este interesse à direcção da federação que aguarda agora pelo parecer da equipa técnica liderada pelo português Luís Magalhães.

“Na segunda-feira vamos ter uma reunião entre a direcção e equipa técnica e a partir daí se manifestarem, interesse em ter Ryan Gomes, ele está praticamente disponível para vir a Cabo Verde”, explica cabral que aventa ainda as hipóteses da selecção nacional fazer o seu estágio de preparação no Senegal (onde poderá competir Senegal, Gabão e Mali) ou Portugal.

Em relação aos restantes atletas ainda em falta à convocatória, Kitana Cabral disse que esforços continuam a ser envidados para que o gigante Edy “Walter” Tavares, que recentemente transferiu-se para a NBA, possa, igualmente, dar o seu contributo aos Tubarões Martelo, nome por que é conhecido a selecção de Cabo Verde de basquetebol, no Afrobasket’2015.

Cabral admite que Edy já não estará nos trabalhos da selecção em Cabo Verde, mas acredita que o atleta estará nesta montra maior do basquetebol africano, enquanto espera ainda pela chegada, de Jeff Xavier, na próxima semana, à Cidade da Praia, quartel-general dos “Tubarões Martelo”.

Cabo Verde vai a fase final da XXVIII edição do Afrobasket, que se realiza de 19 a 30 de Agosto na Tunísia, disputar, inicialmente o Grupo D com as selecções da Argélia, Costa de Marfim e Zimbabwe, em busca de apuramento para Jogos Olímpicos Rio’2016 (Brasil).

O primeiro lugar dá acesso directo aos Jogos Olímpicos, ao passo que segundo e terceiro terão de disputar um torneio pré-olímpico.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.