Trinta árbitros cabo-verdianos iniciam hoje uma formação geral de cinco dias dada pelo especialista da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) Hugo Antunes. As ‘aulas’ do técnico português serão no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, Praia, numa iniciativa da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol.

Segundo apurou a Inforpress, esta formação, que arranca esta quarta-feira, conta com a presença dos árbitros de Santiago Norte, Sal, São Vicente, Fogo e Santiago Sul. De acordo com o diretor técnico nacional da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Carlos Morgado, aposta por começar com este curso a nível geral para, posteriormente, dividir os árbitros consoante a sua experiência nesta classe, visando a classificação dos árbitros em níveis internacionais, nacionais, regionais e estagiários.

Segundo a programação, este curso vai abarcar as vertentes teóricas e práticas sendo que uma das finalidades é promover um módulo virado para a Comissão Nacional de Eleições (CNE), uma vez que a FCBB dedica parte do curso sobre a formação em matéria de cidadania, por considerar ser muito útil para que os árbitros consigam fazer com que as equipas possam competir com ética e valores perante o público, jogadores e dirigentes.

Este curso, explicou Carlos Morgado, enquadra-se no plano de atividades da FCBB para a presente temporada desportiva. O dirigente disse ainda esta instituição tem programado, pelo menos, mais duas ações de formação este ano de forma a formar e capacitar mais árbitros.