O dia de hoje foi histórico para o desporto dos PALOP e para Cabo Verde em particular. Pela primeira vez, um basquetebolista oriundo de Cabo Verde conseguiu entrar no Draft da NBA e ser escolhido por uma das equipas.

Edy Walter Tavares, poste de 2,20 que atuava no GranCanaria de Espanha, acabou por entrar na segunda ronda do Draft 2014 da NBA e ser escolhido pelos Atlanta Hawks como 43.º escolha.

O internacional cabo-verdiano de 22 anos, que esteve no último afrobasket deverá participar na Summer League de Orlando em julho de forma a poder convenver os dirigentes do Atlanta Hawks a oferecerem-lhe logo contrato, uma vez que as segundas escolhas do Draft não têm garantias de assinar logo com os clubes. Outra hipótese passa por voltar à Espanha e continuar a evoluir no GranCanaria, na principal liga do país, onde esteve em destaque esta temporada.

Destaque também para o Clint Capela, descendentes de angolanos, que acabou por ser escolhido pelos Houston Rockets, ele que era uma das primerias escolhas do Draft.