O Desportivo Maputo defrontou o Ferroviário também da capital moçambicana numa partida em que estava em causa o ajuste de contas entre as duas melhores equipas do basquetebol sénior masculinas de Moçambique, tendo em conta os 30 pontos com que os “locomotivas” venceram na primeira volta.

E os “alvinegros” entraram a todo gás o que permitiu sair do primeiro período com uma vantagem de dois pontos, mas que esticou-se para 17 pontos no final da primeira parte em que o marcador assinalava 52-35.

No terceiro período, o Ferroviário apostou no jogo debaixo das tabelas, com Custódio Muchate a puxar pelos seus companheiros, ao ponto de conseguir reduzir a desvantagem para oito pontos, tendo em conta que esta etapa terminou com um parcial de 16-25, que colocou o resultado em 68-60.

No quatro e último período houve espetáculo, com gémeos Pio Matos a puxarem a sua equipa para manter-se em vantagem, recebendo uma pronta resposta da laboriosa equipa do Ferroviário que apostou no seu conjunto para conseguir passar para frente. Quando faltavam dois minutos e 35 segundos para jogar, o marcador assinalava 80-81.

O comando do marcador alternou-se até que Pio Matos Júnior tirou uma “bomba” dos três pontos que colocou o resultado em 85-83, tendo os “alvinegros” não largado mais a liderança, vencendo a partida por escassos três pontos de diferença, 89-86. Augusto Matos foi o cestinha da partida com 24 pontos, menos um que o seu gémeo Pio Matos, enquanto pelo Ferroviário Custódio Muchate foi a estrela ao anotar 21 pontos.

Maxaquene derrota A Politécnica

Na outra partida de destaque da jornada ,o Maxaquene mediu forças com a A Politécnica. Os estudantes demonstraram estar abaixo do ritmo imposto pelos “tricolores” que no final do primeiro período já venciam por 27-9. No final dos primeiros 24 minutos a diferença pontual entre as duas equipas cresceu para 27 pontos. Ao intervalo o resultado era de 52-25.

No terceiro e quarto período o Maxaquene tratou de justificar a vantagem alcançada, sendo por isso que não foi de espantar a vitória por 23 pontos de diferença, 89-66, numa partida em que destaca-se a ascensão na prestação de Fernando Manjate, perspetivando uma Liga Nacional de Basquetebol bastante competitiva.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.