O diretor da Federação Portuguesa de Basquetebol Pinto Alberto garantiu hoje que a fase regular do campeonato da Liga começa no sábado, apesar de faltar acordo com os árbitros relativamente ao pagamento das dívidas e atualização dos prémios.

"Comprometemo-nos na última quarta-feira em pagar uma parcela da dívida e cumprimos. Não quero adiantar mais nada", referiu à agência Lusa Pinto Alberto, diretor federativo das competições da Liga e Proliga.

A Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB) reuniu-se na última quinta-feira com os seus associados e decidiu manter o boicote aos jogos de todas as competições nacionais, dando sequência à atitude tomada no passado dia 01 de outubro.

Isto apesar de a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) já ter liquidado uma ‘tranche’ da dívida total aos árbitros e que já ultrapassa os 137 mil euros.

Entretanto, o Conselho de Arbitragem da FPB já divulgou a lista dos árbitros nomeados para a jornada dupla deste fim de semana da Liga Portuguesa.

Entre os nomeados estão os dez juízes internacionais, que não podem fazer greve ou aderir ao boicote promovido pela ANJB, segundo os regulamentos estipulados pela Federação Internacional (FIBA).

Por exemplo, para o embate Benfica-Vitória de Guimarães está escalado o juiz internacional Sérgio Silva. Já Sónia Teixeira, que ainda recentemente esteve presente na ‘final four’ da Supertaça Europeia feminina, integra o trio que vai dirigir o Eléctrico Ponte de Sor-FC Porto.

E o mais cotado árbitro português de sempre, o portuense Fernando Rocha, que integra o ‘top’ dos 20 melhores juízes europeus da atualidade, foi nomeado para o despique Oliveirense-CAB Madeira.

A esmagadora maioria dos cerca de 40 árbitros que integram a primeira categoria tem-se manifestado indisponível para apitar até que exista um acordo total entre a federação e a Associação de Juízes.