A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou hoje um plano de apoio à prática do futsal nas escolas do 1.º ciclo no país, cujo projeto-piloto terá início num estabelecimento do município de Resende.

A escola selecionada para o “pontapé de saída” da iniciativa, integrada no Plano Estratégico Nacional de futsal, foi a de S. Martinho de Mouros, localizada no concelho de Resende, no distrito de Viseu.

O arranque deste programa está agendado para terça-feira, a partir das 10h00, na Câmara Municipal de Resende, na presença do vice-presidente da Federação Humberto Coelho, do diretor do programa, Pedro Dias, do selecionador nacional, Jorge Braz, e do presidente da autarquia, Manuel Garcez Trindade.

A FPF pretende, segundo comunicado do organismo, “dinamizar um programa regular de ensino de futsal nas escolas do 1.º ciclo (EB1 FUTSAL), com qualidade técnica e pedagógica, e integrado na comunidade educativa e local”.

“Com a implementação deste programa, pretende-se criar condições para elevar as oportunidades de acesso à formação específica, qualificando e elevando a intervenção técnica na etapa inicial de formação de futsal jovem em idade escolar, qualificando os meios pedagógicos disponíveis para a prática e o ensino”, refere a nota.