A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou hoje desconhecer qualquer decisão do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa de integração do clube Associação de Moradores da Portela na primeira divisão nacional de futsal, disse fonte oficial do organismo.

Segundo aquela fonte, que reagiu a notícias que davam conta de uma deliberação do Tribunal que colocava o clube na primeira divisão, a FPF, embora ainda não tenha sido oficialmente notificada, diz que a decisão "não reconhece nenhum direito à integração na mencionada competição ao clube em causa".

"Por outro lado, a mesma decisão não suspende qualquer competição nacional de futsal. A decisão do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa somente se pronuncia sobre a necessidade de o Conselho de Justiça conhecer do requerimento inicial do clube", acrescenta a fonte.

De acordo com a fonte federativa, o clube Associação de Moradores (AM) da Portela recorreu ao Tribunal, tendo por objeto uma decisão do Conselho de Justiça da FPF, registando-se uma divergência de entendimento sobre a contagem de prazos processuais.

A fonte finaliza, referindo que "a FPF e os seus órgãos, acatarão, sem reservas, essa decisão, dando célere execução à mesma".

O AM Portela entende que há clubes, nomeadamente no primeiro escalão, que não cumprem a norma do regulamento de competições que obriga os clubes das I e II divisões a terem formação júnior e juvenil na época anterior e considera que a FPF é conivente com a situação.

A FPF, em resposta a um pedido de esclarecimento da agência Lusa em junho, disse que "as normas constantes dos números 4 do artigo 9.º dos regulamentos do campeonato nacional da 1.ª divisão de futsal e do regulamento do campeonato nacional da 2.ª divisão de futsal apenas são exigíveis a partir da época desportiva de 2015/16".

O organismo acrescentava que em 2014/15, a título meramente transitório, os clubes deveriam inscrever, para participação nos campeonatos nacionais ou distritais de futsal, uma equipa de juniores A e uma equipa de juniores B, independentemente do número de equipas que tenham tido a participar em 2013/14.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.