O selecionador português de futsal feminino, Luís Conceição, estabeleceu esta terça-feira a passagem às meias-finais como primeiro objetivo no V torneio mundial, que começa na quarta-feira em San José, na Costa Rica.

“O nosso objetivo será passar a fase de grupos”, afirmou o técnico em declarações ao sítio na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na internet, admitindo que o grupo de Portugal é muito equilibrado.

A equipa portuguesa está integrada no grupo A, com o Japão, Brasil e Rússia, enquanto o grupo B junta a Costa Rica, a Espanha e a Guatemala.

“O grupo é superequilibrado, todos os jogos vão ser extremamente competitivos e os pormenores podem decidir o resultado final”, considerou o técnico da equipa portuguesa, que se estreia na competição na quarta-feira, frente ao Japão.

Luís Conceição quer entrar a vencer, mas recusou-se a considerar que o primeiro adversário seja a equipa mais fraca do grupo.

“Poderá pensar-se que o Japão é o adversário mais fácil, mas a verdade é que é uma equipa que tem evoluído muito”, disse.

Nas edições anteriores, Portugal somou dois segundos lugares, em 2010 e 2012, um terceiro, em 2011, e um quarto, no ano passado.

O técnico considerou que a equipa portuguesa aproveitou da melhor forma “as duas semanas de trabalho em Rio Maior” e tem muitas jogadoras experientes “algumas das quais vão disputar o terceiro ou quarto torneio mundial”.

Luís Conceição considerou que o “futsal feminino tem crescido muito em Portugal nos últimos anos e continuará a crescer”, defendendo a importância de “as gerações mais jovens olharem para a seleção como um objetivo a atingir”.