Portugal vai estar representado por 11 atletas nos Europeus de boccia, que vão juntar na Póvoa de Varzim jogadores de 22 países, com o objetivo de alcançar lugares de pódio, numa modalidade na qual tem grande historial.

“Estamos todos com vontade de conseguir alguns lugares de pódio”, disse Luís Ferreira, selecionador nacional, à agència Lusa, sem querer quantificar objetivos.

Luís Ferreira lembrou que a equipa nacional integra cinco atletas estreantes em Europeus, facto que considerou “muito importante” para a modalidade, destinada a apenas a atletas com deficiência.

Portugal vai participar nas várias categorias e variantes dos Europeus, que contarão com cerca de 110 participante, e cuja competição decorre entre sábado e quarta-feira, sob a égide da Federação Internacional de Boccia (BISFED), a entidade máxima mundial da modalidade.

Luís Ferreira, que assumiu a liderança da seleção nacional em setembro, considera que os resultados obtidos recentemente em dois torneios ‘open’ “são uma motivação para o desempenho nos Europeus”.

O técnico admite que um dos “segredos” do sucesso é o trabalho e refere que, desde de setembro, a equipa tem “trabalho quase ininterruptamente”.

“A concorrência também se tem preparado muito, é, também por isso, que temos de trabalhar ainda mais”, disse, admitindo que os “maiores perigos poderão vir de Inglaterra, Bélgica e, eventualmente, França”.

O boccia é uma modalidade que consiste em lançar bolas tentando deixá-las o mais perto possível de uma bola alvo, e é destinada a atletas com deficiência motora - paralisia cerebral em cadeira de rodas ou doenças neuromusculares -, que pode ser disputada individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por género.

Na modalidade, designada pelas iniciais BC, os atletas são divididos em quatro classes, numeradas de 1 a 4. As classes 1 e 2 são destinadas a atletas que jogam com a mão ou com o pé, a 3 agrupa os atletas que jogam com calhas e a 4 os praticantes que sofrem de doenças neuromusculares.

Em Jogos Paralímpicos, Portugal tem um total de 26 medalhas conquistadas no boccia, com a particularidade de ter conseguido sempre lugares de pódio desde a estreia na competição, em 1984.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.