Nic Von Rupp e João Macedo concorrem ambos na categoria de 'tow in' [puxados por mota de água], com ondas gigantes apanhadas em 08 de janeiro e 25 de fevereiro, respetivamente.
Teresa Bonvalot sublinhou hoje a alegria por “colocar a bandeira portuguesa no topo”, depois de vencer o GWM Sydney Surf Pro, na Austrália, da segunda etapa do 'Challenger Series'.
Ao todo, as ondas gigantes da praia do Norte, na Nazaré, já coroaram 5 recordes do Guiness. O detentor do recorde é, agora, um surfista alemão, por uma onda surfada no final de outubro de 2021.
Surfista português, que na ronda inaugural do ‘Challenger Series’ terminou nona posição, ficou agora na segunda ronda, o que lhe vale um lugar nos 25.ºs classificados.
Na competição masculina, que já disputou também a primeira ronda, Portugal está representado por Vasco Ribeiro, que se apurou na quinta-feira, dia que marcou o afastamento de Frederico Morais.
O campeão nacional venceu o primeiro ‘heat’ da ronda, com 13,5 pontos (6,83 e 6,67), superando o havaiano Ian Gentil (10,37), igualmente apurado para os ‘oitavos’, e o brasileiro Jadson André (8,84), que foi eliminado e terminou entre os 17.ºs classificados.
Yolanda Sequeira foi a melhor, ao terminar com 10,57 pontos (7,00 e 3,57 nas duas melhores ondas), seguindo para a ronda seguinte, tal como a australiana Zahli Kelly, com 9,17 (4,10 e 5,07).
Mafalda Lopes e Francisca Veselko não conseguiram passar da primeira ronda, ao serem terceiras nos respetivos 'heats', concluindo a prova na 33.ª posição.
Afonso Antunes, de apenas 18 anos, ganhou fôlego na sua ambição de lutar pelo título, enquanto a olímpica Teresa Bonvalot ultrapassou no ranking a campeã nacional Kika Veselko.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.