A final masculina do US Open vai passar a realizar-se à segunda-feira, com a final feminina transferir-se para domingo, anunciou hoje a Associação de Ténis dos Estados Unidos (USTA).
A organização do “Grand Slam” norte-americano especificou que a alteração diz respeito apenas a 2013 e que acontece para cumprir o desejo de conceder um dia de descanso para os homens, que tinham de jogar as meias-finais no sábado e a final do domingo.
No entanto, os sucessivos adiamentos por chuva obrigaram a que a final masculina fosse remarcada para segunda-feira nas últimas cinco edições, incluindo a deste ano, em que o britânico Andy Murray conquistou o seu primeiro torneio do “Grand Slam” frente ao sérvio Novak Djokovic.
Os responsáveis do US Open informaram ainda que os prémios distribuídos em 2013 terão um aumento de quatro milhões de dólares (pouco mais de três milhões de euros), atingindo os 29,5 milhões de dólares (22,5 milhões de euros), o que representa um crescimento de 34 por cento desde 2011.
«Estou satisfeito com a opção da USTA de incluir um dia de descanso entre as meias-finais e a final», elogiou Murray.
Assim, em 2013, as meias-finais masculinas terão lugar a 07 de setembro, um sábado, com a final a ser discutida na tarde de segunda-feira.
As semifinais femininas continuarão a ser à sexta-feira e a final será deslocada da noite de sábado para a tarde de domingo.