O tenista português João Sousa, 48.º do “ranking” mundial, qualificou-se esta quarta-feira para os quartos de final do torneio holandês de Rosmalen, uma das provas que prepara o “Grand Slam” de Wimbledon.

O número um português, que teve de passar pelo torneio de qualificação, superou outro jogador proveniente do “qualifying”, o croata Mate Pavic, número 475 da hierarquia, em dois “sets”, pelos parciais de 6-2 e 6-4, em apenas uma hora.

Nos quartos de final, João Sousa defrontará o holandês Thiemo de Bakker, número 143 da hierarquia e um dos jogadores a quem foi atribuído um “wild card” (convite) pela organização.

Esta será a terceira vez que os dois jogadores se cruzam, mas a primeira num torneio do circuito principal. Em 2012, João Sousa e Thiemo de Bakker defrontaram-se duas vezes, mas em torneios “challenger” (segundo escalão) de terra batida.

De Bakker ganhou nas meias-finais do torneio de Alphen aan den Rijn, na Holanda, e João Sousa superiorizou-se nos quartos de final do “challenger” do Rio de Janeiro.

Para passar aos quartos de final em Rosmalen, De Bakker beneficiou da desistência do russo Dmitry Tursunov, quinto cabeça de série.