O tenista espanhol Rafael Nadal, número dois do Mundo, iniciou hoje a participação no Open da China com uma vitória sobre o francês Richard Gasquet, por 6-4 e 6-0.

Foi o primeiro encontro oficial do espanhol na categoria individual desde que se lesionou no pulso direito, há quinze semanas.

Desde que foi eliminado nos oitavos de final do torneio de Wimbledon (pelo australiano Nick Kyrgios) e até à partida frente a Gasquet, Nadal apenas tinha jogado um encontro de exibição na semana passada contra o francês Jo-Wilfried Tsonga e um encontro de pares oficial no Open da China, na segunda-feira, ao lado de Pablo Andújar.

Hoje, frente ao 22.º do Mundo, Nadal manteve-se fiel ao seu estilo, com fortes pancadas do fundo do “court” e mostrando uma grande mobilidade. No primeiro "set", o espanhol segurou os seus jogos de serviço, quebrou o serviço de Gasquet e fechou o parcial no décimo jogo com um ás, um "winner" e um erro do francês.

O segundo "set" não teve história, com Nadal, finalista de Pequim do ano passado, a não dar qualquer hipótese de recuperação a Gasquet.

Na próxima ronda, Nadal medirá forças com o alemão Peter Gojowczyk (122.º do Mundo).