A escuderia inglesa apresentou esta semana o monolugar (E21) com que vai disputar o próximo campeonato de Fórmula 1 em 2013. O piloto da Lotus, Kimi Raikkonen, acredita que o novo carro poderá vir a ter um grande impacto na competição e aponta como objetivo os três primeiros lugares.

Com algumas alterações nos regulamentos para 2013, o E21 apresenta semelhanças familiares com o anterior modelo assim como algumas inovações específicas para a competição, garantiu o diretor técnico da Lotus, James Allison.

No ano passado, Raikkonen terminou em terceiro lugar no campeonato de pilotos enquanto a Lotus ficou em quarto lugar na prova de construtoras, com mais de 300 pontos e apenas a 75 da McLaren, terceira classificada. Com uma diferença tão pequena para os rivais da McLaren, a Lotus tem como objetivo alcançar o terceiro lugar nas construtoras, garantiu Eric Boullier, estratega da equipa.

«O terceiro lugar é o objetivo mínimo a que nos propomos este ano», afirmou Eric Boullier na apresentação do E21 no quartel-general da Lotus em Enstone, Oxfordshire.

«Esperamos obviamente dar continuidade às boas prestações de 2012. Há alguma estabilidade nos regulamentos, os pilotos estão mais ambiciosos e iremos lutar com tudo para estar nos primeiros três lugares», acrescentou Eric Boullier.

Já o piloto Kimi Raikkonen, que regressou no ano passado à Fórmula 1 depois de dois anos de ausência, mostrou-se confiante em melhorar os seus registos de 2012. O finlandês conseguiu pontuar em 19 de 20 corridas na época passada e acredita que é possível ganhar mais pontos, nomeadamente onde tudo começa: na pole position.

«Não será fácil de melhorar o que fizemos no ano passado. Mas é esse o objetivo, fazer melhor com a esperança de o conseguir. Colocamos toda a nossa confiança nas pessoas que construíram o carro do ano passado e deste ano. Vamos tentar melhorar em todas as áreas. Se conseguirmos qualificar-nos o mais alto possível na grelha, aumentamos a probabilidade de vencer corridas o que nos facilita a vida nos dias das corridas», afirmou Raikkonen na apresentação do monolugar da Lotus.