Os finlandeses Jari-Matti Latvala, vencedor do Rali de Portugal de 2015, e Juho Hannien foram apresentados esta terça-feira como pilotos da Toyota, de regresso da marca japonesa ao Mundial de ralis, para a época de 2017.

Latvala tinha ficado ‘desempregado’ depois de a Volkswagen ter decidido deixar o Mundial no final desta temporada, enquanto Hanninen foi o piloto de testes da Toyota, durante mais de um ano, no período em que a marca japonesa preparou o regresso aos ralis.

Numa cerimónia realizada em Helsínquia, o presidente da escuderia, Akio Toyoda, deixou “gratidão e respeito” a todos os adeptos “que esperaram 17 anos” pelo regresso da Toyota ao Mundial de ralis.

Os últimos títulos da Toyota foram conquistados na década de 90 pelo espanhol Carlos Sainz, o finlandês Juha Kankkünen e o francês Didier Auriol.

O diretor operacional da ‘nova’ Toyota será outro finlandês, Tommi Makinen, campeão mundial em 1996, 1997, 1998 e 1999.

No início da próxima época, a Toyota colocará apenas dois Yaris nas estradas, devendo alargar o contingente a meio do ano, provavelmente com outro finlandês, Esapekka Lappi, um jovem de 25 anos que, numa primeira fase, será o piloto de testes da marca japonesa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.