Pelas 14:56 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones perdia 0,40% para 34.211,21 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq cedia 0,39% para 11.181,14 pontos.

Já o índice alargado S&P 500 fixava-se em 4.007,32 pontos, menos 0,45%.

No domingo, várias pessoas protestaram contra a rígida política "zero-covid" da China, em vigor há quase três anos, mas também para exigir mais liberdade política.

Em resposta aos apelos feitos nas redes sociais, manifestantes saíram à rua em várias cidades chinesas, além de Xangai, como Pequim, Nanjing e Urumqi, para protestar contra as medidas de prevenção e controlo da covid-19.

A polícia chinesa deteve hoje duas pessoas em Xangai, onde manifestantes protestaram no fim de semana contra as restrições sanitárias de resposta à covid-19 e exigiram mais liberdades.

Um agente disse à agência de notícias France-Presse (AFP) que uma das duas pessoas "não tinha obedecido a ordens" policiais, remetendo para as autoridades locais quaisquer pormenores sobre as detenções.

Ao abrigo daquela política, a China impõe o bloqueio de bairros ou cidades inteiras, a realização constante de testes em massa e o isolamento de todos os casos positivos e respetivos contactos diretos em instalações designadas, muitas vezes em condições degradantes.

PE (EJ/JPI) // EA

Lusa/Fim