A seleção nacional de Orientação de Precisão vai participar de 10 e 15 de julho de 2017, na XIV edição do Campeonato do Mundo da disciplina, que terá lugar em Birstonas, na Lituânia.

A equipa portuguesa é composta por seis atletas: Inês Domingues, Edgar Domingues, João Pedro Valente, Luís Gonçalves e Nuno Pires, na Classe Aberta, e Ricardo Pinto, na Classe Paralímpica.

O evento será constituído por 3 campeonatos (PreO, Temp O e estafetas)

Portugal fez a sua estreia no World Trail Orienteering Championship (WTOC) em 2012 na Escócia e passado dois anos organizou com distinção o Campeonato da Europa em Palmela.

Em 2015 na Croácia conseguiu resultados de relevo, através de Luís Gonçalves (6º) e Inês Domingues (7º) na prova de Temp O. Em 2016 na Suécia, Portugal conseguiu um brilhante 2º lugar na prova de Estafetas que constitui o resultado de maior relevo da Orientação Nacional em todas as disciplinas.

Como preparação a seleção portuguesa participou, nos dias 8 e 9 de julho, numa etapa da Taça da Europa não oficial, na cidade de Daugavpills, na Letónia.

Os resultados foram excelentes com Luís Gonçalves a conseguir um 4º lugar na prova de Pre-O e Inês Domingues a conseguir igualmente o 4º lugar na prova de Temp O, em competição com os melhores especialistas Mundiais. Estas performances abrem grandes expectativas para o o resultado da seleção nacional no Mundial.

Programa do WTOC'17:

08 de Julho - ETCO - PreO

09 de julho - ETCO - TempO

10 de julho - WTOC - Model Event TempO

11 de julho - WTOC - TempO qualificatória e final

12 de julho - WTOC - PreO Model Event

13 de julho - WTOC - PreO dia 1

14 de julho - WTOC - Estafeta

15 de julho - WTOC - PreO dia 2

Observações:

O que é a Orientação de Precisão?

Orientação de Precisão é uma disciplina que visa a capacidade de interpretação dum mapa e da sua relação com o terreno. Cada competidor visita, geralmente numa sequência definida, os pontos de controlo dispostos no terreno. Usando o mapa que lhe é fornecido, com o auxílio duma bússola, o competidor decide de entre várias balizas aquela que corresponde ao centro dum círculo desenhado no mapa, de acordo com a sinalética respetiva. A resposta é registada num cartão de controlo

O que é a prova de Pre O?

Prova consiste num determinado número de pontos sem tempo definido por ponto mas com limite de tempo total de prova penalizando se ultrapassado, acrescidos de alguns pontos cronometrados

O que é a prova de Temp O?

Prova consiste em pontos cronometrados apenas

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.