O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) garantiu hoje que ainda tem a receber 66 mil euros do Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ) no âmbito do projeto Londres2012, divida remanescente após ter recebido 50 mil em atraso.

Em comunicado, o CPP explica que a preparação paralímpica Londres2012 é feita através de dois programas, um deles com o n.º 433/2009 de 24 de setembro de 2009 em que os 50 mil euros que estavam em atraso, referentes a julho e agosto, foram pagos hoje.

Quanto ao Contrato Programa de Aditamento (n.º CP/60/DDF/2011), que prevê um pagamento adicional de 110.000 durante cinco meses, de maio a setembro, num valor mensal de 22 mil euros, verifica-se, segundo o CPP, «uma dívida de junho, julho e agosto, num total de 66 mil euros».

«Face aos factos supra referidos somos forçados a tornar público que na verdade os pagamentos aos atletas paralímpicos que vão participar nos Jogos de Londres não estão em dia. Ética é também afirmar a verdade mesmo que ela nos seja desagradável», refere o CPP, reagindo e contrariando a comunicação pública do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Na quinta-feira, o IPDJ tinha garantido que os pagamentos aos atletas paralímpicos que vão participar nos Jogos Londres2012 estavam «em dia», revelando que, «a 16 de agosto de 2012, o Instituto Português do Desporto e Juventude procedeu à transferência para o Comité Paralímpico de Portugal das verbas relativas a julho e agosto de 2012».