O português João Paulo Fernandes reconheceu hoje que equipa portuguesa de boccia BC1/BC2 «cometeu alguns erros» na derrota, por 5-7, frente à Grã-Bretanha, no encontro para atribuição da medalha de bronze, nos Jogos Paralímpicos Londres 2012.

«Cometemos alguns erros, eles também foram muito fortes e no último parcial houve qualquer coisa que não correu bem», afirmou o atleta, que integra a equipa juntamente com Fernando Ferreira, Cristina Gonçalves e Abílio Valente.

João Paulo Fernandes, que parte para a competição individual de BC1 na condição de bicampeão paralímpico, garantiu que agora a sua preocupação é estar concentrado para a prova, que começa na quarta-feira.

«Agora é pensar jogo a jogo, no final do jogo de amanhã (quarta-feira) penso no seguinte. Quero estar concentrado, é isso que me preocupa», disse, acrescentando:

«Tenho de ter pensamentos positivos, porque é a única maneira de os Jogos me correrem bem.»

Medalha de ouro em Atenas2004 e em Pequim2008, João Paulo Fernandes não se assume como favorito ao "tri" em Londres2012.

«Eu sou mais um entre outros, aqui as medalhas do passado não interessam, como diz o meu psicólogo, Rui Gomes, eu agora tenho de estar concentrado, relaxado e de cabeça limpa para fazer os meus jogos», disse.

Também Filinto Carvalho, treinador de Fernando Ferreira, admitiu que a equipa portuguesa foi "vítima" da «falta de entendimento e de comunicação entre alguns jogadores».

A equipa portuguesa, que hoje terminou em quarto lugar o torneio paralímpico de boccia, integrava três dos quatro atletas que alcançaram, na mesma prova, a medalha de prata em Pequim2008.

Abílio Valente, estreante em Jogos Paralímpicos, substitui na equipa paralímpica o atleta António Marques.