Um protesto apresentado pela delegação norte-americana anulou hoje a presença, dada como certa, de Hugo Cavaco na final dos 400 metros T13 (amblíopes) dos Jogos Paralímpicos Londres2012.

O atleta português chegou a estar incluído na lista de partida para a final de domingo, mas a mesma foi revista posteriormente pela organização e o nome de Hugo Cavaco foi substituído pelo de Markeith Price.

«O Hugo tinha beneficiado da desqualificação do norte-americano, que correu na eliminatória dele. Os Estados Unidos apresentaram um protesto e foi aceite», explicou Nuno Alpiarça, coordenador do atletismo.

O próprio atleta tinha-se mostrado surpreendido com o resultado, conseguido numa distância na qual é pouco experiente, classificando a qualificação «uma medalha».

A reviravolta deixa, segundo Nuno Alpiarça, um «certo amargo de boca» no atleta.

«O Hugo apesar de não vir com muitas expetativas para esta prova, conseguiu um lugar na final. Foi uma espécie de bombom. Agora tiraram-nos o doce e ficamos com uma sensação de amargo de boca», referiu Nuno Alpiarça.

O atleta português fica assim com o nono tempo das eliminatórias (53,10).

Hugo Cavaco, que se estreou hoje em competições paralímpicas, vai ainda disputar as eliminatórias dos 200 metros T13, e da estafeta 4x100 metros T11-T13.