A nadadora portuguesa Simone Fragoso conseguiu hoje o seu melhor resultado de sempre em Jogos Paralímpicos, ao terminar em sétima a final dos 50 metros livres S5 de Londres2012, a 8,90 segundos da vencedora, a ucraniana Natalia Prologaieva.
Na piscina do centro aquático do parque olímpico, Simone Fragoso percorreu a distância em 44,78 segundos, ficando abaixo do tempo conseguido na eliminatória, disputada pela manhã (44,49) e do seu recorde nacional, fixado em 44,17.
«Fiz o meu tempo, piorei umas centésimas em relação à prova da manhã», afirmou a nadadora, acrescentando: «Esta foi a minha melhor participação paralímpica e o recorde nacional é meu. Ainda está para nascer uma S5 que o bata».
A nadadora portuguesa, que tem nanismo, mostrou-se esperançada para as duas provas nas quais ainda vai competir - 50 metros mariposa e 100 metros livres.
«Isto não acaba aqui, ainda tenho mais duas provas e vou dar o meu melhor», assegurou.
Atrás de Natalia Prologaieva, que igualou o recorde paralímpico, terminaram a espanhola Teresa Perales, recordista mundial, e a israelita Inbal Pezaro, medalhas de prata e bronze respetivamente.
No centro aquático, a figura do dia foi a sul-africana Natalie du Toit, que venceu a prova dos 100 metros mariposa S9 (amputados), conquistando a sua oitava medalha paralímpica de ouro.
Após o primeiro dia de provas nos Jogos Paralímpicos, que terminam a 09 de setembro, a China lidera o quadro de medalhas, com seis ouros, três pratas e dois bronzes, seguida da Austrália e da Grã-Bretanha.
A primeira medalha em disputa na competição foi conquistada pela chinesa Zhang Cuiping, na prova de tiro com carabina 10 metros SH1.
Sexta-feira, segundo dia de competição, marca o início das provas de atletismo, nas quais Portugal estará representado por 15 atletas.
Os maiores Jogos Paralímpicos da história reúnem 4.200 atletas de 166 países, que competem em 20 modalidades.