O velocista angolano Joaquim Manuel obteve os mínimos para os Jogos Paralímpicos, em Setembro, apesar ter-se classificado, na noite desta quinta-feira, na 8ª posição na final dos 100 metros do Meeting Internacional do Rio de Janeiro, com o tempo de 12 segundos e dois décimos.

No entanto, o atleta com cegueira parcial (classe T13) beneficia da marca feita anteriormente, nas meias-finais, de 11 segundos e 99 décimos, que está dentro dos mínimos estabelecidos pelo Comité Paralímpico Internacional (IPC - sigla em inglês) que são 12 segundos.

A velocista Catarina Francisco, que também procura o apuramento nesta classe, não logrou o seu desiderato na final dos 100 metros, pois classificou-se na 4ª posição com o tempo de 14 segundos e 26 décimos.

Ambos disputam, ainda hoje (sexta-feira) a prova dos 400 metros, visando obter marcas dentro dos mínimos estabelecidos para esta distância.

Entram igualmente em competição, também hoje, os velocistas José Chamoleia e Octávio dos Santos (invisuais total - classe T11) nos 200 metros, à semelhança de Esperança Gicaso, enquanto a fundista Befília Buyo disputa a prova de 1.500 metros (classe T11).

Estes últimos atletas disputam o Meeting no Rio de Janeiro apenas para a melhoria das respetivas marcas, por possuírem já os mínimos.

Os Jogos Paralímpicos irão decorrer, em Setembro próximo, no Estádio João Havelange, na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).