O atleta cabo-verdiano Gracelino Barbosa, que se encontra a competir no Campeonato do Mundo Paralímpicos em Dora, Qatar, conquistou na madrugada de hoje o passaporte para Jogos Paralímpicos Rio’2016.

Essa informação foi avançada pelo chefe de missão Orlandinho Mascarenhas, que explicou que com a classificação do atleta para a final dos 400 metros categoria t-20, automaticamente garante presença nos jogos Paralímpicos Rio'2016 no Brasil.

Já Márcio Fernandes competirá esta tarde nos 100 metros dardo e disco, pontificando como os únicos representantes “crioulos” neste campeonato do mundo da categoria.

A comitiva cabo-verdiana viajou no dia 16 acompanhado pelo treinador Carlos Fernandes e Orlandinho Mascarenhas como chefe de missão e representante da Federação Cabo-verdiana de Atletismo.

Gracelino Barbosa realizou a classificação na categoria T20 no dia 18 deste mês, tendo conseguido a classificação para a competição oficial.

O atleta nasceu em Tarrafal de Santiago há 27 anos. O futebol foi a sua primeira paixão, mas o atletismo acabou por levar a melhor depois de ter partido um dedo do pé.

Até completar o 12º ano de escolaridade, Gracelino viveu em Santiago. Depois foi à procura da sorte em Portugal e assim conseguiu singrar no mundo atletismo.

Márcio Fernandes, vice-campeão do Mundo no lançamento de dardo, por seu lado, reside em Inglaterra, e tem como valências o lançamento de dardo de disco, assim como corrida em pista.